Muitas são as oportunidades dentro de uma carreira, seja crescimento profissional ou mudança de “ares”, ou ainda, alcançar suas metas, desenvolver um plano de ação ou mesmo posicionar-se frente a sua gestão, liderados ou empresa. O trabalho de coaching de carreira permite identificar as pontecialidades e direcionar as transformações de maneira a serem mais vantajosas e competitivas para sua vida profissional de curto, médio e longo prazo.

coaching 2

Havendo um objetivo ou não, o coaching de carreira pode ajudá-lo a encontrar a meta, a motivação ou a satisfação que precisa para as mudanças. Para orientá-lo nesta busca, segue 5 (cinco) situações onde o coaching de carreira pode te ajudar:

Mudança de carreira

Existem profissionais em determinados momentos da vida que se deparam com as frustrações de não se acharem mais em suas atividades atuais ou ainda não se encontram realizados pelas atividades que desenvolvem, pois percebem que suas capacidades não são totalmente desempenhadas. As mudanças podem gerar incertezas, inseguranças e medo do desconhecido, nada mais natural, pois cada um, dentro de suas necessidades, sabem dos riscos e por isso estruturar as mudanças faz-se necessário. Ter um profissional de coaching de carreira capacitado neste momento pode auxiliá-lo neste desenvolvimento.

Perspectiva de promoção

Almejar o crescimento profissional requer estabelecer metas claras, identificar as oportunidades de promoções e necessidades de novas habilidades ou conhecimento para desenvolver ao ocupar a nova posição. Atingir este objetivo envolve planejar-se estrategicamente e aqui o trabalho do coaching de carreira pode, através de suas técnicas, ajudar na evolução dessas atividades. O profissional pode ser extremamente qualificado e seu desempenho muito satisfatório, porém, pode não ser visto ou cotado para o novo cargo por não conseguir deixar claro suas reais intenções.

Planejamento profissional

Se estiver em busca de novas oportunidades ou crescimento dentro da mesma empresa, é importante ter um planejamento. Com ele o profissional pode criar estratégias para atingir seu objetivo, acompanhando os avanços de tempos em tempos, uma vez que as oportunidades aparecem para quem se prepara constantemente e estão atentas as aberturas para atingir as metas. O auxílio de um profissional de coaching de carreira pode tornar a caminhada mais segura, uma vez que ajudará no processo de identificação das necessidades e desenvolvimentos.

Otimização de tempo e produtividade

Sempre que falarmos em promoções ou mudanças de carreira o maior aliado as mudanças é a competência profissional. O conhecimento e a aplicação do que foi aprendido fortalecerá a capacidade do indivíduo direcionando-o a necessidade que se busca, no entanto, falta de organização, desatenção, “folgar-se” nas atividades, dentre outras características podem interferir negativamente nestes objetivos. Com o trabalho do coaching, mais especificamente através das técnicas utilizadas, o processo pode ajudar a ultrapassar essas barreiras.

Decisões estratégicas

Para todos os passos dados dentro da vida profissional o planejamento é a ferramenta mais usada para atingir objetivos a médio e longo prazo. As decisões afetam a vida de todos que diretamente estejam com você e uma decisão mal planejada pode render perdas incalculáveis. Avaliar todos os pontos minuciosamente, estrategiar e colocar em prática pode ser arriscado, pois o cansaço, o desejo, a necessidade da tomada de decisão e a exaustiva avaliação de todos os requisitos para tomar a iniciativa podem levar a precipitação e neste momento ter um profissional do coaching auxiliando no processo pode ajudar a olhar para tudo que não foi pensado e te levar a reflexões estruturadas.

Independente do seu momento profissional, o coaching de carreira auxilia no seu desenvolvimento, seja ele dentro da própria empresa, na busca por novas oportunidades ou mudança de direcionamento profissional e nos momentos em que você não souber exatamente por onde começar para atingir seus objetivos.

Vamos conversar sobre suas decisões de carreira?