Um mapa sistêmico é a representação de elementos que compõem uma determinada situação em interação. Isso significa que estes elementos são participantes de um fato, uma situação problema ou uma questão que espera por uma tomada de decisão. 

mapa sistêmico

Casos como decidir o que fazer em um momento de transição profissional; em um momento crucial de uma relação; decidir o melhor caminho a ser tomado; que postura tomar frente a um problema; de que maneira seria melhor agir com uma equipe de trabalho; e como uma empresa interage com seu cliente interno e externo são alguns exemplos que podem fazer parte de um mapa sistêmico. Isso porque, em cada uma destas situações existem elementos ou variáveis que devem ser considerados e, como componentes de um sistema, interagem entre si e interferem no contexto, causando consequências.

Dessa forma, a leitura de um mapa sistêmico pode gerar informações pertinentes para que seja esclarecida qual a relação existente entre os elementos envolvidos para, então, dar maior clareza sobre como realmente está configurada a real situação e, assim, tomar a melhor decisão.

Ou seja, por meio de um mapa sistêmico, o que não seria perceptível torna-se mais claro, assim como a tomada decisões têm maiores chances de serem assertivas e conscientes.

A Vivacitás Consultoria te ajuda a elaborar o mapa sistêmico da sua empresa para tomar as melhores decisões e encontrar as melhores soluções. Entre em contato e saiba mais sobre este serviço.